Capa da Notícia Capa da Notícia
NOTICIAS

PORTO NOVO ACOLHE COMPETIÇÃO DE FUTSAL FEMININO PARA HOMENAGEAR AS MULHERES

access_time 03 de April de 2023

 

Sete equipas femininas de diferentes localidades da ilha de Santo Antão participaram numa competição de futsal na cidade do Porto Novo, evento que visa homenagear as mulheres.

Esta competição enquadra-se ainda nas comemorações do programa “Março, Mês da Mulher" no município do Porto Novo, que decorrem desde os princípios deste mês com uma feira de saúde.

A prova, que foi promovida pelo grupo dinamizador dos desportos de salão do Porto Novo, em parceria com a autarquia local, inserindo-se no âmbito da iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude – Porto Novo 2023 (CCCJ).

Ao longo do corrente mês, Porto Novo tem recebido vários outros eventos culturais, desportivos e sociais, entre eles palestras, roda de conversas, comemorações do dia do pai e do artesão e futsal feminino, os quais têm movimentado o concelho, estando ainda previstos uma passeata de bicicleta, um desfile de vozes femininas e uma gala alusiva ao Dia da Mulher Cabo-verdiana. Ainda no que se refere ao programa, constam uma caminhada, concursos de desenho, poesia e um espectáculo teatral.

Informou também que este é o último grupo, dos 45 inicialmente previstos, para a primeira fase, salientando que os inscritos foram divididos em grupos de 15 formandos para cada sessão, durante a qual contaram também com uma ou duas presenças masculinas.

Por seu lado, a formanda Jacira Tavares, considerou que esta acção de formação foi “muito boa”, tanto para si como para as colegas, visto que aprenderam coisas novas, embora num curto espaço de tempo, que na sua opinião poderia ter sido alargado, mas considerou que está capacitada para fazer os produtos que sempre desejou saber fazer.

Por estar na área de restauração, mais ligado à lavandaria e andares, aquela formanda frisou que o seu desejo era participar na formação que foi ministrada com o primeiro grupo, no entanto admitiu que não está arrependida da oportunidade que teve, e prometeu colocar em prática o conhecimento adquirido, embora ainda não tenha delineado o seu próprio projecto.

A vereadora pela área de formação profissional Ivanira Silva, enfatizou que este é mais um sinal da autarquia em querer empoderar as mulheres para o mercado do trabalho, destacando que estas acções de formação vêm na sequência do financiamento das obras de ampliação, modernização e requalificação do porto do Maio, destinado ao reforço das actividades económicas na ilha.

Aquela autarca sublinhou, por outro lado, que esta formação tem sido destinada às mulheres, por serem a camada social com menos oportunidade no mercado de trabalho, principalmente na ilha do Maio, por isso essa escolha, com vista a empoderá-las para estarem capacitadas, tanto para levarem a cabo as suas próprias actividades ou para prestarem serviço em empreendimentos de restauração e hoteleiros.

Ivanira Silva informou que, este tipo de formação vai ser continuada nos próximos meses, ressalvando que nesta primeira fase contaram com a participação de 45 formandos, graças à parceria levado a cabo com o IEFP e EHTCV, e do hotel Atlântico House, onde decorreu a acção de formação.